Uma conversa sobre a Educação Ambiental enquanto requisito para a Sustentabilidade
- Vanessa Schweitzer dos Santos
- 1 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Setembro chegou cheio de vida e movimento: o mês da primavera, que já dá sinais em toda exuberância da natureza! As flores e brotos estão colorindo os espaços, e os pássaros já nos acordam cedinho e se mostram muito mais!! Penso que seja bem pertinente comemorarmos o Dia do Biólogo neste mês, já na sua abertura, dia 03 de setembro!
A licenciatura em Biologia é minha formação de origem, e carrego muito disso na minha atividade profissional. Percebo que todos os desdobramentos posteriores, tanto em termos de atuação profissional, quanto de continuidade dos estudos (e em muitos aspectos pessoais!), realmente se originaram nessa escolha acadêmica. Inclusive, costumo dizer que foi, e é, uma das minhas melhores escolhas!!
Este ano fui surpreendida com um convite muito especial, para participar de uma live no espaço virtual da @pgmambiental, no Instagram. Fiquei bastante feliz e honrada com o convite, ainda mais em celebração ao Dia do Biólogo! No dia 03 de setembro, às 10:00 horas, vamos conversar sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade!

Figura 1: convite para live. Fonte: @pgmambiental
A proposta desse Instagram, idealizado pela procuradora do município de Novo Hamburgo, Cinara Vila, promove a nossa tão querida INTERDISCIPLINARIDADE, essencial quando pensamos em sustentabilidade, especialmente no contexto urbano. Fica como sugestão acompanhar as lives que vêm sendo realizadas pelo espaço, com profissionais de diferentes esferas.
Na educação, percebemos a necessidade da interdisciplinaridade, da superação da fragmentação dos conhecimentos, como promotora de aprendizagens significativas. No contexto da Educação Ambiental, essa interdisciplinaridade é um caminho para vivências e experimentações, necessárias quando pensamos em Sustentabilidade. A própria constituição da Educação Ambiental, enquanto área de estudo e pesquisa, ocorreu a partir de dois grandes eixos do saber: o da educação e o ambiental, recebendo influências de seus princípios, práticas e legislações. A Educação Ambiental constitui-se como interdisciplinaridade viva!
Compreendo a Educação Ambiental como um requisito para a Sustentabilidade, especialmente quando pensamos nessas práticas em contexto urbano. Uma ferramenta potente, que deve certamente ser conduzida nos espaços formais de ensino. Porém, percebo que todos os espaços educam, e a Educação Ambiental Informal ainda carece de orientações, talvez até mesmo do reconhecimento do seu potencial.
Um instrumento valioso para a Educação Ambiental no contexto da Sustentabilidade são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável! As práticas educativas estão presentes em diversos deles e são essenciais para a efetivação das metas. Inclusive, o objetivo de número 11 cita justamente o desenvolvimento das cidades e assentamentos humanos como mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Muitos aspectos relacionados!

Figura 2: a Educação Ambiental está presente nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Fonte: a autora.
Comentários