top of page

Início

“Pensar globalmente, agir localmente” é um princípio utilizado com frequência na área ambiental, inclusive nas práticas de educação ambiental. A ideia inseriu-se nestas ações a partir da Agenda 21, um importante legado da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92). O documento é um plano de ação com atividades nas esferas global, nacional e local, a ser aplicado pelas governanças e pela sociedade para a promoção do desenvolvimento sustentável. Em 2012, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, o documento final proposto foi a Agenda 2030, “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, composta por 169 metas a serem alcançadas pelos países até esta mesma data, divididos em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Especialmente “AGIR LOCALMENTE” indica que ações e escolhas individuais, no cotidiano humano, fazem diferença para o macro, a qualidade ambiental do planeta onde vivemos. É perceber-se parte importante da grande teia ecológica, da vida, e ter a compreensão de que nossas atitudes influenciam a vida de todos os seres vivos. Logicamente existem decisões e ações que são de âmbito coletivo, governamental, em instâncias maiores do que as individuais - porém isso não nos isenta, enquanto cidadãos, das nossas ações locais, sob o ponto de vista da sustentabilidade.

 

"Agir localmente" também indica muito do que eu acredito, enquanto profissional das áreas ambiental e da educação! Este espaço de reflexão virtual tem como objetivo apresentar, discutir e divulgar boas práticas, tanto no contexto ambiental, quanto educativo! Com um olhar especial para as ações locais!! Acredito que todas as nossas ações, no âmbito individual, refletem no contexto global. É importante reconhecer-se parte, envolver-se, compreender que nossas escolhas cotidianas influenciam e fazem diferença no (e para) o mundo!

Verdadeiramente acredito na educação e no seu potencial! Sobretudo quando pensamos nas práticas educativas como eficientes ferramentas de promoção do desenvolvimento sustentável. Pessoas conscientes e que conhecem em profundidade as questões ambientais, compreendendo suas causas, consequências e possibilidades de intervenção, incluem em seu cotidiano ações sustentáveis. Entre elas, a criticidade diante de tudo que nos é oferecido, pois o consumo é um dos maiores desafios para a sustentabilidade!

Observo que muitos esforços, estudos e projetos acabam tendo dificuldade de implementação justamente pela necessidade de envolvimento das pessoas, seja no âmbito doméstico, de trabalho, ou enquanto sociedade, em participarem ativamente da conservação ambiental. Percebo o pouco envolvimento das pessoas com as questões ambientais - quando questionadas, muitas sabem da necessidade de boas práticas, porém, não as incorporam no seu cotidiano.

Por outro lado, vejo muitos bons exemplos! É notável que cada vez mais pessoas se envolvem com a sustentabilidade, seja no âmbito profissional, por causas pessoais ou enquanto educadores. Um movimento crescente e que (ainda bem!) não tem mais volta!

Me chamo Vanessa Schweitzer dos Santos e moro Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Sou professora e bióloga - licenciada em Ciências Biológicas e doutora em Qualidade Ambiental. Trabalho na rede pública de ensino de Novo Hamburgo, com projetos de educação ambiental e ciências da natureza; além de lecionar para pós-graduação, nas áreas ambiental e da educação.

Desde muito cedo me envolvi com as questões ambientais, ainda na infância e adolescência, justamente por participar das atividades de educação ambiental da escola pública onde estudei. Minha escolha profissional ocorreu porque as dinâmicas ecológicas, os temas ambientais e a vida em si me interessam! E, confesso, porque acredito que posso fazer a diferença! Segui a vida docente e acadêmica porque adoro estudar, aprender, descobrir e, com o passar do tempo, percebi na minha atividade profissional a possibilidade compartilhar estas aprendizagens - e seguir aprendendo!

Nessa trajetória encontrei colegas e estudantes incríveis, que me fazem acreditar na educação, na sustentabilidade ambiental, e nas boas práticas cotidianas. Entendo que precisamos começar pela nossa casa, nossa escola, nossas escolhas individuais, nosso comportamento. Todas essas ações refletem, em sincronia, no macro. Não é uma mera “soma de pequenas ações”, é a dinâmica natural da vida, os desdobramentos de cada ação refletem no todo, pois a vida está intimamente conectada, em todo planeta Terra.

Observo que quando as pessoas percebem resultados positivos das suas ações, sentem-se motivadas a continuar desenvolvendo bons hábitos, compreendem que suas escolhas influenciam o mundo ao seu redor: a sua escola, o seu bairro, a sua cidade, o seu bioma. É no local que temos maior possibilidade de escolha, de fazer melhor, de inserir no nosso cotidiano boas práticas ambientais!

Lembrando que paralelamente, há ações de esferas maiores, das instituições, das governanças, e assim como o “local” influencia o “global”, as decisões maiores impactam nossas atividades cotidianas. Por isso é importante manter-se informado, em todos os aspectos (do global ao local)! Fazemos boas escolhas ambientais quando conhecemos as opções, as alternativas, e compreendemos o que acontece ao nosso redor.

 

Nesse sentido, o “agir” não pode estar separado do “pensar”, ou seja, as ações realizadas localmente devem ser conscientes e conhecedoras da complexidade socioambiental. Aí a importância da educação ambiental ser reflexiva! As boas ações ambientais precisam ser precedidas pela reflexão esclarecida, que promove uma escolha coerente, crítica e sustentável. Nesse caso, sabemos porque fazemos determinada prática, porque escolhemos ou rejeitamos algum produto, serviço ou ideia.

A proposta deste espaço é discutirmos esses temas tão complexos e relevantes! Há uma seção onde deixei os links de acesso para as minhas publicações acadêmicas e científicas. O blog é o espaço mais dinâmico do site, onde apresentarei práticas ambientais locais, que encontro nessa caminhada como educadora ambiental; refletirei sobre temas atuais e receberei a contribuição de amigos educadores e da área ambiental. Entrem em contato!

Vamos valorizar nossas ações locais!?! Elas fazem diferença!! Melhoram a qualidade ambiental de um grupo de pessoas, uma comunidade escolar, um bairro - e isso reflete no nosso planeta! Agir localmente reverbera globalmente!

unnamed_edited.jpg

© 2025 por Vanessa Schweitzer dos Santos. Criado com Wix.com

bottom of page