Produtos de hortas urbanas entregues em casa - uma agradável surpresa!
- Vanessa Schweitzer dos Santos
- 26 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Outubro foi intenso por aqui! Muito trabalho, mas com a dádiva de fazer o que se gosta e acredita!! Várias oportunidades de compartilhar um pouco do que venho estudando nos últimos anos, as quais merecem um post exclusivo, que vem até o final da semana.
No meio desses momentos de trabalho, formação, escrita, webs e aulas, recebi a indicação de um amigo, para as Cestas Regenera/Rede de Hortas Urbanas Piantare. O material trazia a disponibilidade de entrega domiciliar de produtos cultivados em hortas urbanas, aqui na região, sem agrotóxicos e inclusive com algumas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s). É lógico que foi amor à primeira vista! Baita iniciativa!!
Então na semana passada (19 de outubro de 2020) fiz contato pelo Whatsapp disponível no material de divulgação (51 99416-3883) e pude conhecer melhor a Piantare Regenera. Quando observamos iniciativas como essa, fica evidente que a sustentabilidade é sistêmica, cíclica! Aliás, como a própria natureza - sem sobras e regenerativa!!
No Instagram da Piantare Regenera dá para conhecer melhor as iniciativas, que são incríveis. Entre elas, destaco o desenvolvimento de hortas urbanas, jardins comestíveis e agroflorestas - todos sob o contexto da “regeneração” - trazendo vida novamente!
Para dar vazão à produção, o pessoal vem realizando a entrega semanal de hortaliças, PANCs, frutas, ervas aromáticas e flores comestíveis. Toda semana são divulgados os produtos disponíveis, pois há variabilidade no que cada horta/produtor oferece naquele momento. Nas quintas-feiras a entrega acontece, em Novo Hamburgo e Porto Alegre.
Na quinta-feira pela manhã combinamos o horário de entrega e eu tive a grata surpresa de receber produtos lindos, frescos, embalados em sacos de papel e devidamente identificados. E, claro, pude trocar uma ideia com o pessoal! Escolhi dois tipos de alface, folhas de acelga e capuchinha, flores de capuchinha e manjericão cravo (que eu conhecia como alfavaca cravo) e ganhei de brinde dois abacates! Tudo muito bonito, visivelmente recém colhido.


Figuras 1 e 2: recebidos da Piantare/Regenera. Fonte: a autora.
Como os maços são grandes, ainda pude dividir as minhas compras! E fiz essa salada super colorida e saborosa!.

Figura 2: aproveitando os recebidos da Piantare/Regenera. Fonte: a autora.
Comentários