top of page

Produtos de hortas urbanas entregues em casa - uma agradável surpresa!

  • Foto do escritor: Vanessa Schweitzer dos Santos
    Vanessa Schweitzer dos Santos
  • 26 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

Outubro foi intenso por aqui! Muito trabalho, mas com a dádiva de fazer o que se gosta e acredita!! Várias oportunidades de compartilhar um pouco do que venho estudando nos últimos anos, as quais merecem um post exclusivo, que vem até o final da semana.

No meio desses momentos de trabalho, formação, escrita, webs e aulas, recebi a indicação de um amigo, para as Cestas Regenera/Rede de Hortas Urbanas Piantare. O material trazia a disponibilidade de entrega domiciliar de produtos cultivados em hortas urbanas, aqui na região, sem agrotóxicos e inclusive com algumas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s). É lógico que foi amor à primeira vista! Baita iniciativa!!

Então na semana passada (19 de outubro de 2020) fiz contato pelo Whatsapp disponível no material de divulgação (51 99416-3883) e pude conhecer melhor a Piantare Regenera. Quando observamos iniciativas como essa, fica evidente que a sustentabilidade é sistêmica, cíclica! Aliás, como a própria natureza - sem sobras e regenerativa!!

No Instagram da Piantare Regenera dá para conhecer melhor as iniciativas, que são incríveis. Entre elas, destaco o desenvolvimento de hortas urbanas, jardins comestíveis e agroflorestas - todos sob o contexto da “regeneração” - trazendo vida novamente!

Para dar vazão à produção, o pessoal vem realizando a entrega semanal de hortaliças, PANCs, frutas, ervas aromáticas e flores comestíveis. Toda semana são divulgados os produtos disponíveis, pois há variabilidade no que cada horta/produtor oferece naquele momento. Nas quintas-feiras a entrega acontece, em Novo Hamburgo e Porto Alegre.

Na quinta-feira pela manhã combinamos o horário de entrega e eu tive a grata surpresa de receber produtos lindos, frescos, embalados em sacos de papel e devidamente identificados. E, claro, pude trocar uma ideia com o pessoal! Escolhi dois tipos de alface, folhas de acelga e capuchinha, flores de capuchinha e manjericão cravo (que eu conhecia como alfavaca cravo) e ganhei de brinde dois abacates! Tudo muito bonito, visivelmente recém colhido.


ree

ree

Figuras 1 e 2: recebidos da Piantare/Regenera. Fonte: a autora.


Como os maços são grandes, ainda pude dividir as minhas compras! E fiz essa salada super colorida e saborosa!.

ree

Figura 2: aproveitando os recebidos da Piantare/Regenera. Fonte: a autora.

Foi realmente uma surpresa muito boa descobrir essa iniciativa aqui pertinho! Acabo acompanhando muitos projetos parecidos, especialmente na região metropolitana de Porto Alegre. Além da venda dos produtos já mencionados, eles oferecem massas de pizza integrais e insumos agroecológicos bem bacanas para quem tem hortas domésticas, como madeira triturada e composto. Outro serviço super importante disponibilizado é a coleta semanal de resíduos orgânicos para a compostagem (para quem ainda não se aventurou na compostagem doméstica, ou não tem condições para isso), e a consultoria para hortas urbanas e jardins regenerativos.

Iniciativas como essa da Piantare Regenera, especialmente as hortas urbanas e os jardins regenerativos, são uma vivência concreta das ações locais, no contexto da sustentabilidade. E estão muito conectadas com a proposta desse espaço! Especialmente quando podemos usufruir desses cultivos, compartilhando a experiência! Alimento - nos diferentes sentidos da palavra! Fica minha super indicação para conhecer a iniciativa, aproveitar os produtos e serviços oferecidos e, se você não é aqui da região, quem sabe se aventurar por esse caminho!?! Já comentei aqui no blog que a educação ambiental é um caminho, e reafirmo: a própria sustentabilidade é um caminho - sem volta, uma vez que você se encanta e incorpora isso no seu cotidiano, a tendência é se envolver mais e mais!! Que bom!

 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.

© 2025 por Vanessa Schweitzer dos Santos. Criado com Wix.com

bottom of page