top of page

Aproveitando ervas aromáticas para perfumar a casa

  • Foto do escritor: Vanessa Schweitzer dos Santos
    Vanessa Schweitzer dos Santos
  • 27 de dez. de 2020
  • 3 min de leitura

Dezembro a gente corre para dar “aquela arrumada” na casa, guarda-roupas, agenda, e por aqui, mexemos no pátio também! Temos muitas ervas aromáticas em casa, que usamos como chás e temperos. Em geral gostamos de ter elas por perto!! Mas nessa época de calor elas crescem muito e as podas são necessárias. Do corte na erva-cidreira sobraram muitos galhos grandes e resolvi colocar em prática uma ideia que já tinha visto algumas vezes na internet. Alguns colegas do Coletivo Educador Ambiental também vinham postando fotos dos seus incensos caseiros, então resolvi tentar!


ree

Figura 1: galhos de erva-cidreira recém podados. Fonte: a autora.


Manusear a erva-cidreira, por si só, já é um prazer, pois ela é muito cheirosa!! Busquei algumas dicas na internet e especialmente com colegas que já haviam feito os incensos em casa. Cortei os galhos num tamanho de aproximadamente 30 centímetros e os organizei na mesma direção, em uma forma de metal. Aí é preciso amarrá-los ainda verdes, recém cortados. Se deixamos para amarrar depois de secos, eles se quebram. É importante deixar eles bem juntinhos na hora de amarrar, pois como eles vão secar, a tendência é diminuir de tamanho - pode amarrar o máximo que conseguir!

.

ree

Figura 2: galhos amarrados bem juntinhos, com cordão de algodão. Fonte: a autora.

É necessário usar um cordão de algodão cru, pois como vai ser queimado, não é legal fazer uso de fios sintéticos, encerado, ou outros desse tipo. O cordão de algodão cru também é fácil de manusear e dá para dar um nó firme na ponta, evitando que algumas folhas saiam do incenso depois de secas. Isso aconteceu com os meus (Figura 3), então na próxima tentativa vou usar mais cordão em cada “vareta” e tentar colocar todas as folhinhas, ainda verdes, dentro do incenso.



ree

Figura 3: quanto mais amarradinhas as folhas ficarem, melhor! Depois de secas elas diminuem de tamanho. Fonte: a autora.


Deixei as “varetas” secando em meia sombra, em uma forma. Fiquei um pouco em dúvida sobre quando estariam “prontos”, tentei usar depois de uma semana, mas no interior das “varetas” as folhas ainda não estavam completamente secas. Três semanas depois de feitos, os incensos estavam plenamente secos e prontos para a queima.


ree

Figura 4:incensos prontos para a queima depois de três semanas secando em meia sombra. Fonte: a autora.


Acredito que esse tempo depende muito da quantidade e do tipo de erva aromática utilizada, além das condições de calor e umidade locais. Vale a pena ir testando uma vez por semana! Na verdade, eu não testei ainda com outras ervas aromáticas, mas quero fazer esses incensos caseiros com alecrim, hortelã e outras plantas que temos aqui!! Li que também é possível utilizar flores, quero testar também! Inclusive dá para misturar flores e ervas aromáticas.

O aroma que sai durante a queima é intenso, mais forte do que os incensos comerciais. Cabe registrar que o processo de queima gera muito mais fumaça do que as varetas tradicionais, então se isso é um problema talvez vale a pena repensar fazer os incensos caseiros. Uma alternativa é queimá-los em ambiente aberto.

É importante ter cuidado durante a queima, pois além da fumaça os incensos caseiros fazem mais brasa - são folhas secas queimando, lembre disso! Cuidado!! Mantenha a vareta sempre sob controle e em um local onde você possa monitorar toda a queima. Aqui optamos por colocar em um recipiente de metal, na verdade é um porta velas com tampa (mas não usei a tampa para a queima dos incensos), todo vazado, o que facilita a fumaça sair. Queimei no chão, longe de qualquer objeto que por acidente pudesse propagar o fogo.



ree

Figura 5: queima de incenso caseiro. Fonte: a autora.



Com criatividade e cuidado dá para aproveitar as ervas que temos em casa para aromatizar o ambiente! Por aqui a gente também acha um desperdício colocar todos aqueles galhos de poda das plantas nas composteiras de chão, ainda que assim elas voltem para o seu ciclo natural. Espero que tenham gostado da dica!! Quando testarmos com outras ervas aromáticas conto como ficou!


 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.

© 2025 por Vanessa Schweitzer dos Santos. Criado com Wix.com

bottom of page